top of page

Ao constituir uma sociedade tem que estar preparado para responder a um conjunto de questões que lhe irão ser colocados no momento. A saber:

 




 

Caso pretenda que sejamos nós a tratar de tudo e só tenha que se preocupar em estar presente no dia da constituição da sociedade, considerando as questões anteriores, deverá preencher o impresso “constituição” e enviá-lo para:


As sociedades por quotas podem ter um nº variável de sócios. É em função desse número que elas são dividas em 2 grupos:

  • Só com um sócio – nestas sociedades o capital social é pertença de uma só pessoa

Estas são identificadas como sociedades unipessoais por quotas

  • Com 2 ou mais sócios – o capital social da sociedade é pertença de várias pessoas a quem se chama sócios.

Estas são identificadas como sendo sociedades por quotas

Todas as sociedades têm que ter um nome!

Este, pode ser “criado” pelos futuros sócios, e então, terá que ser submetido a aprovação ao RNPC, o que para além de um custo de € 75,00, no mínimo terá que aguardar 5 dias úteis pela obtenção do despacho;

ou

poderá ser escolhido de entre um conjunto de nomes já aprovados pelo RNPC em http://www.empresanahora.pt/ENH/sections/PT_lista-de-firmas

 

Toda a empresa terá de ter uma sede para, sempre que seja necessário, se poder localizar.

As sociedades quando se constituem têm uma finalidade, i.e., a justificação para a sua constituição são as prestações de serviços, a produção ou comercialização de produtos.

As sociedades só são possíveis se houver comunhão de interesses das pessoas. Quem partilha está disposto a unir-se para a constituição de uma sociedade, chama-se “sócio”.

Como referimos no ponto 1 podem existir sociedades só com um sócio.

As sociedades precisam de alguém que as represente e que trate da sua gestão de forma a conseguir alcançar os objetivos inerentes à sua constituição. A pessoa ou pessoas que representam as sociedades são nomeados pelos sócios e identificam-se como sendo os gerentes.

Capital social de uma sociedade é o dinheiro que a totalidade dos sócios está disposta a reunir e depositar para iniciar a atividade.

bottom of page